quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Vasco Manhiça expõe o seu "Ponto de Vista"

“Ponto de Vista” é o título de uma exposição individual do artista plástico moçambicano, radicado na Alemanha, Vasco Manhiça, patente desde ontem no Instituto Camões – Centro Cultural Português, em Maputo. 
Nesta mostra, o pintor expõe quadros que expressam a sua visão sobre o mundo, desde a sua terra natal até ao país que o acolheu.
Para a autora do texto do catálogo da exposição e crítica de arte, Erin Rice, as novas obras de Vasco Manhiça testemunham o crescimento pessoal do artista nos dois últimos anos. “Elas demonstram, no seu controlo da cor, linha, texto e espaço, uma elevada confiança e expressividade”, acrescenta Rice.
Afirma ainda que os quadros de Manhiça se movem, com fluidez, entre o político e o pessoal, fazendo uma referência cultural específica à cidade de Maputo, através do retrato de situações do quotidiano dos seus habitantes.
 
Vasco Manhiça realizou a sua última exposição em Maputo, em 2013. No ano passado participou, na IV edição do programa Àsikò, realizada em Dakar, no Senegal. Este evento, da iniciativa do Centro de Arte Contemporânea de Lagos, na Nigéria, tem como objectivo promover a reflexão crítica sobre a arte a partir do Continente Africano. Foi este programa que despertou no artista moçambicano o interesse de explorar o campo de teorização sobre o pós-colonialismo e sobre a arte na actualidade.
Vasco Manhiça nasceu em 1978, na província de Nampula. É formado em Design Gráfico pela Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV), onde também foi professor entre 1999 e 2001.  
Começou a expor em 1995, tendo realizado desde então quatro exposições individuais. Foi distinguido com vários prémios em Moçambique, entre os quais o 1.º Prémio da Bienal TDM na categoria de desenho.
As suas obras integram diversas colecções públicas e privadas no país e no estrangeiro e tem participado regularmente em workshops, residências artísticas e exposições colectivas na África do Sul, Alemanha, França, Holanda, Portugal e Senegal.

A exposição “Ponto de Vista” pode ser vista até 24 de Setembro, no Centro Cultural Português em Maputo.

jornal notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário