segunda-feira, 6 de abril de 2015

Moçambique e Guiné-Bissau no festival musical AME Cabo Verde

Banda Kakana
A banda moçambicana Kakana, Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Kuku (Nigéria) e Awadi (Senegal) são os africanos presentes, a partir hoje, segunda-feira, 6, até quarta-feira, na cidade da Praia, em Cabo Verde, na terceira edição do Atlantic Music Expo – Cabo Verde (AME - CV).
A terceira edição do AME-CV vai juntar dezenas de artistas e músicos cabo-verdianos e estrangeiros naquele que é considerado o maior mercado da música naquele país.
Entre os da “casa” destacam-se Jeniffer Soledad, Ary Morais, Rapaz 100 Juiz, Elida Almeida, Cremilda Medina, Bob Mascarenhas, Jonh D Brava, Albertino Évora, Bitori, Alberto Koenig, Shokanti e Juary Livramento.
Do estrangeiro chegam: Pura Fé (Estados Unidos da América), Toques do Caramulo e Olavo Bilac (Portugal), Roberto Mendes, Gog, DJ Preto El e Proveta & Penezzi (Brasil), Awadi e DJ Daferwa (México).
A cerimónia de abertura acontece hoje, na Assembleia Nacional, com um espectáculo das Batucadeiras da Cidade Velha, de Vasco Martins e da Orquestra Nacional.
O evento é uma produção do Ministério cabo-verdiano da Cultura, em parceria com a World Music Expo (Womex), a Harmonia e outras entidades cabo-verdianas.
O AME-CV é uma feira mundial de música, em que profissionais de todo o mundo - agentes, produtores, jornalistas, empresários, directores de salas e de festivais, distribuidores, produtores, fotógrafos, fabricantes de instrumentos, equipamentos e acessórios diversos - expõem os seus produtos e debatem a sua actividade.
O Atlantic Music Expo tem sido palco de mostras de CD, DVD e “flyers”, projectos e para demonstração e venda de instrumentos e equipamentos musicais.
Os previstos encontros directos entre empresários farão de Cabo Verde uma plataforma mundial de negócios da cultura, com especial atenção para o sector da música no AME-CV, já considerada uma montra da música que se faz no arquipélago.
Na Cidade da Praia, são esperados dezenas de jornalistas representantes de cadeias de televisão, além de outros jornalistas que virão por iniciativa própria e a título pessoal para se juntar aos cabo-verdianos na cobertura do evento.

O certame antecede o Kriol Jazz Festival, também na capital cabo-verdiana, que acontece nos dias 10 e 11 de Abril, e organizado pela Câmara Municipal da Praia, para permitir aos delegados a possibilidade de desfrutarem de uma ampla oferta de descobertas musicais.

Sem comentários:

Enviar um comentário